Marcas e empresas podem apoiar o projeto e ganhar visibilidade dentro do aplicativo educativo
MATÉRIA ORIGINAL – VALE NOTÍCIA
O Instituto Gularte firmou parceria com o Grupo de Robótica Spark, do SESI Gravataí, para o desenvolvimento do jogo digital “Cidade Subterrânea”. Nesta iniciativa, o Instituto Gularte oferece capacitação especializada para que os integrantes do grupo de robótica possam desenvolver o aplicativo com qualidade e inovação.

O projeto é uma continuação do jogo prequel desenvolvido para a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e tem como objetivo expandir a oferta de recursos digitais educativos para a rede pública de ensino de Gravataí. Como parte dessa parceria, o Instituto Gularte oferece o curso “Formação em Gamificação na Educação (360h)”, que já está em andamento, ministrado por meio de videoaulas semanais aos sábados, às 19h, para todos os membros vinculados à startup Spark. O curso visa capacitar os participantes tanto para o desenvolvimento do aplicativo quanto para a aplicação dos princípios da gamificação na educação. Mais informações estão disponíveis em https://institutogularte.com/produto/formacao-em-gamificacao-na-educacao-360h/.
O Instituto Gularte lançou o Projeto Metaverso Outdoor, que permite que empresas divulguem suas marcas dentro do jogo educativo SPARK: Cidade Subterrânea por meio de NPCs temáticos, missões personalizadas, itens patrocinados e até filiais virtuais. Todo o investimento realizado pelas empresas é convertido em bolsas de estudo para a rede municipal de ensino nos cursos do Instituto Gularte. As marcas também podem atuar como apoiadoras do projeto, fortalecendo a educação e a inovação na região.
Para consultar valores e planos de participação, as empresas interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp: +55 51 99336-6613.
Participar do Metaverso Outdoor oferece às marcas visibilidade em um ambiente digital imersivo, associação com educação e impacto social, além da possibilidade de participação em eventos e comunicação oficial do Instituto Gularte.
Destaques e conquistas da equipe Spark
A Spark conquistou o primeiro lugar na seletiva do SESI com o projeto Cidade Subterrânea, um jogo em formato de aplicativo que apresenta, de forma interativa, parte da história de Gravataí por meio da arqueologia. No projeto vencedor, os alunos contaram com a orientação do historiador Carlos Albani, responsável pela área de patrimônio cultural da Prefeitura de Gravataí. Com essa conquista, a Spark garantiu a vaga para representar a instituição na fase pré-regional da competição de robótica. Há dois anos, a equipe esteve em Brasília representando o Rio Grande do Sul na etapa nacional da competição, reforçando sua trajetória de destaque e comprometimento com a inovação tecnológica.
Compromisso com a inovação e o futuro
Este termo de concessão entre o Instituto Gularte e o Grupo de Robótica Spark reforça o compromisso com a inovação, a educação e o desenvolvimento tecnológico no município, potencializando as oportunidades para jovens talentos locais e promovendo a integração entre educação e empresas por meio da tecnologia. A iniciativa também fortalece a formação profissional dos envolvidos, que já estão participando de capacitações especializadas para o desenvolvimento do aplicativo, garantindo a qualidade técnica e o impacto educativo do projeto.